10 de agosto de 2008

PAÇO DE ARCOS HOJE




O PASSEIO MARÍTIMO EM PAÇO DE ARCOS


Obras do Passeio Marítimo nas Fontainhas

Li com agrado a crónica sobre o “Passeio Marítimo”, e como já tinha sido noticiado em intervenções anteriores, vamos ter ali matéria de discussão e de comentários variados, durante bastante tempo; tenho acompanhado a obra com certa regularidade, e ontem atrevi-me a fazer a primeira incursão naquele que vai ser o traçado de Paço de Arcos até à muralha da doca da Direcção de Faróis. Entrei pelo lado do Saysa, passei na praia da Colónia Balnear, contornei o Forte das Maias e segui até à nossa praia nova. Vai ser um passeio extraordinário, disso não tenho a menor dúvida, a visão permanente dum dos mais belos estuários do mundo, vai trazer a calma e o relaxe que o nosso quotidiano tanto necessita.


Mas… há sempre um malvado mas em todos estes grandes empreendimentos. Verifiquei que em todo o percurso foi eliminada a vista da mata das Fontainhas; a própria casa do Rebelo está completamente entaipada e não se consegue vislumbrar uma simples folhinha. A minha ideia há seis meses atrás não excluía a convivência harmoniosa entre o mar e o campo, mesmo tendo assistido à construção da muralha de separação dos dois elementos. Estou certo que o futuro vai fazer dissipar este primeiro embate menos optimista, mas que aquela muralha podia ter um poucochinho menos de altura isso podia. A não ser que a alegre passagem dos utilizadores do “passeio” venha a afectar a visão dos inquilinos do parque das Fontainhas.


Fernando Sampaio


Sem comentários: