8 de março de 2009

ASSIM NÃO!!!



Ainda no que diz respeito ao Passeio Marítimo que, como ficou dito e visto no "post " anterior, já se encontra numa fase final de execução, deixámos propositadamente para um "post" isolado uma situação que não nos parece, de todo, a melhor solução, do ponto de vista arquitectónico, para "embelezar" o referido Passeio. Estou a referir-me ao "pórtico" que foi colocado na entrada da nosso praia e que limita o passeio do lado contrário da praia.

Pode ser muito "bonito", muito
"criativo", pode estar muito "integrado" na restante obra, mas, sinceramente retira toda a visibilidade de quem chega à praia, e ao Passeio, não se vendo nem a praia nem o próprio rio e toda a sua amplitude até à outra margem, o Farol do Bugio e até a linha de horizonte também desaparecem, todo isto que é, ao fim e ao cabo, a mais valia de quem vive nesta vila, ou seja, o espaço de que usufruimos quando nos viramos para o rio.

Quanto a mim não é nem bonito, nem agradável, chegar ali, para dar um passeio ou aceder simplesmente à praia, e levar com um "monte de pedras" com umas "janelas"(?), por onde posso espreitar essa mesma mesma praia e o nosso rio!!! Eu quero ver é a "nossa " praia e o "nosso" rio em toda a sua plenitude, pois é isso que me dá prazer!!!

Não, assim não! Eu, pois falo em meu nome pessoal, mas julgo que a bardinagem estará de acordo comigo, que sempre fui defensor acérrimo do Passeio Marítimo, e que espero que o venha a utilizar frequentemente, não posso aceitar que "aquilo" tenha sido ali posto, só para alimentar o ego de um qualquer arquitecto que projectou aquela obra!

Aliás, como já foi referido também no post anterior, parece que os muros serão uma obsessão de quem projectou esta obra, pois o troço entre a Praia e as Fontaínhas, padece do mesmo mal. Embora aí o efeito de "choque" não seja tão evidente e se poderá dizer que até é suportável! E também terá de se proteger a intimidade dos futuros hóspedes do hotel que, segundo parece, está previsto para o local onde hoje se encontra o estaleiro da obra.

E para verem que não estou sózinho nesta crítica a este pormenor, tomo a liberdade de juntar, com a devida vénia ao Jornal da Região de Oeiras, uma reacção de uma paçoarquense, que também se insurge com aquele "mamarracho".


do Jornal da Região (Oeiras)



Vitor Martinez


Sem comentários: