29 de julho de 2009

PASSEIO MARÍTIMO 04


Fomos aqui, aquando da construção do Passeio Marítimo, um dos que achou que aquele muro na entrada da praia era "horroroso"!!!

Hoje, passado este tempo após a conclusão da obra e após a utilização do Passeio e da própria praia, sou dos primeiros a aceitar a inclusão daquele muro naquele sítio e daquela forma, aceitando com toda a naturalidade até, as explicações do próprio autor da obra, que justificaram a feitura daquele elemento arquitectónico.

Além de proteger a praia do ruído e do movimento do trânsito que se verifica naquele local, esteticamente até são curiosas as diversas formas de, do lado exterior, se ver a nossa praia, através das diferentes janelas que o próprio muro apresenta!! É no mínimo interessante e vendo bem as diferentes situações que no local se nos apresentam, é perfeitamente justificado que assim se tenha feito.

Agora, porque estas coisas nunca estão bem, e estas histórias nunca acabam bem, alguém achou por bem colocar um "quiosque" de gelados(?) em frente à obra de arte, colocando-o bem à frente do muro, tapando uma ou várias janelas e prejudicando todo o impacto visual que o autor previu quando concebeu aquele muro, em benefício do negócio!!!

É sempre assim em Portugal, e a nossa terra não podia, neste caso, fugir a este desígnio: o Negócio($$$) está sempre à frente da Cultura e do Bem Público, considerando que aquele muro, não só pela sua aplicação prática, como pela sua concepção, possa ser considerado uma obra de arte que, como tal, deva ser apreciada e vista por todos nós!!!

O "quiosque" já esteve colocado junto ao muro da marginal, mas agora está colocado então junto ao muro arquitectónico e parece que para aí ficar em definitivo, para delícia de algum vendedor de gelados!!!

Se assim for aqui quero deixar o meu mais vivo protesto por esta outra situação, que envergonha quem decidiu que assim fosse e nos envergonha a nós, paço-arcuenses que não podemos mostrar a quem nos visita, nem podemos desfrutar, aquilo que ainda vamos tendo de bom para mostrar!!!

À consideração de quem de direito.


O Bardino Vitor Martinez


3 comentários:

Rui Freitas disse...

Querido Amigo, também eu, numa primeira impressão, fiquei um pouco chocado mas, depois, passando a pé, percebi a intenção do autor.
Ainda não voltei para "apreciar" o geladeiro intruso, embora acredite na tua repulsa e a partilhe, naturalmente.
Assim... Não!

Ana Oliveira disse...

Boooommmmmmm!!!!

Desta vez não fui a primeira (e já agora, a única) a comentar um post.

Concordo, mas desde o principio que os materiais de que o muro é feito, a forma como se misturam e aspecto geral me agradou bastante. A entrada na praia ganhou com a obra. Cá para mim os gelados bem podiam ficar onde estavam. Pode ser que alguém se lembre de olhar com "olhos de ver" e o remeta ao velho lugar.

E, já agora, espero que o vento que começou a enfunar as velas deste blog não retorne à calmaria.

Ana Oliveira

Nuno Campilho disse...

Já vi lá o quiosque, mas ainda sem colocação definitiva.
Estarei atento