15 de setembro de 2009

FIGURAS DA VILA 07

EMÍDIO PINTO
JESUS CORREIA
CORREIA DOS SANTOS


Retomando este espaço do nosso blog, lo das Figuras da Vila, quero hoje deixar aqui expresso um texto, ou vários, referentes a três figuras das mais gradas da nossa vila, pelo papel que desempenharam não só no aspecto directamente ligado à sua actividade, o desporto, mas também pela divulgação que deram ao nome de Paço de Arcos, como vila e clube, aos quatro cantos do mundo!!

Houveram, nesta área, outros nomes importantes e que aqui serão na devida altura mencionados, mas estes são, por total consenso, aqueles que mais se distinguiram, pelos feitos e pelos títulos conquistados, não só em representação do seu clube, o CDPA, como, e principalmente, da nossa selecção nacional!!

Referimo-nos, está bem de ver, a Emídio Pinto, Jesus Correia e Correia dos Santos, três nomes que são todos eles e cada um deles, uma referência no desporto no nosso país e no estrangeiro.

Vamos, por uma questão prática e de facilidade de escrita e também de leitura, criar textos individuais, mas que funcionam como se fosse um só, pois era assim que eles, também no seu tempo jogavam: em equipa!!!

Queremos deixar aqui um agradecimento desde já ao saudoso Professor Coelho, que no seu livro "História do Clube Desportivo de Paço de Arcos 1921-1991, Factos, Nomes e Números" escreveu os textos que tomámos a liberdade de transcrever com as adequadas adaptações. Sem estes textos, resultado de pesquisas profundas e cuidadas na história do CDPA, não seria possível publicar aqui o resumo breve da história magnífica destes três homens e desportistas de Paço de Arcos.

Um profundo e reconhecido obrigado ao Professor José Coelho.





Colaboração do Bardino Vitor Martinez


Sem comentários: