6 de outubro de 2009

FIGURAS TÍPICAS 01

O HENRIQUE DA REBELVA

Figura tipicamente "típica" de Paço de Arcos e não só, o Henrique da Rebelva foi, durante os anos da nossa juventude aqui na nossa vila, uma personagem que deu origem a milhentas estórias e a situações inimagináveis.

É essa figura que nós tão maldosamente às vezes brincávamos, mas por quem tinhamos um carinho muito especial, que aqui hoje surge, num excelente texto, que nos retrata de forma fidelíssima, algumas estórias do Henrique.

Recordem-no porque ele merece-o!!!


(clicar nas imagens para ampliar)




Textos retirados com a devida vénia, do livro "Carcavelos dos Cinco Sentidos", edição da Junta de Freguesia de Carcavelos e coordenado por Jorge Castro.




Colaboração do Bardino Vitor Martinez



1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Tenho (temos) a esperança de poder ver aqui contado (ou cantado?) do mesmo modo algumas outras figuras curiosas desta terra; Fernandel, americano maluco, a Quitéria e o seu 'general', etc..
É pena que os 'gestores' desta freguesia nunca tenham tomado iniciativas como as que conhecemos, por exemplo, em Carcavelos, recuperando e dando a conhecer ao mundo as suas memórias, mesmo reconhecendo a enorme diferença das 'contribuições' financeiras das respectivas autarquias.
Sei que há nesta terra muita bos gente capaz de 'dar o litro' por trabalhos desta natureza. Será necessário, contudo, que se motivem essas pessoas, apoiando-as como necessário. E não é preciso 'depauperar' o erário de modo visível, tenho a certeza.