11 de outubro de 2009

UMA RUA SEM FIM


Há ruas assim: não caem no "goto" dos que mandam!!!

Sim, porque se fosse eu que mandasse, já há muitos anos que a Rua Joaquim Moreira Rato, não tinha 50 metros (+/-), que não estivessem inacabados!!!

Pois é, desde que me conheço e que os meus pais foram morar há mais de quarenta anos para o final desta rua, que começa na Rua Lino da Assunção, junto ao viaduto, e dando uma larga volta, termina numa praceta por baixo da Escola Básica Dr. Joaquim de Barros, que aquele pedaço de rua está por acabar, ou seja, arranjar os passeios e alcatroar.


(clicar para ampliar)


Como podem ver pelas fotos que se juntam, a rua vem até a um largo, onde se situam os "mamarrachos" de que já aqui falámos, nesse largo estreita, tem uma ligeira subida e deixa de ser alcatroada, passando a piso de terra batida e tendo umas vivendas de ambos os lado, tornando depois a descer e continuando a ser uma rua larga e com passeios até acabar na praceta já referida.

Não se consegue perceber, a menos que haja uma explicação plausível que até hoje não conseguimos obter, porque é que naquele sítio a rua nunca foi acabada, embora se perceba que não poderá ter ali a mesma largura e portanto a questão dos passeios tornar-se-ia problemática. Mas pelo menos um bocado de alcatrão para acabar com o péssimo piso que ali existe, seria uma boa solução.

A única explicação que encontro para a situação actual é poder existir algum contencioso com os proprietários das moradias que ali se encontram e que não permite alargar a rua como ela deveria ficar.

Mas caramba, que eu saiba, e como já disse atrás, há quase cinquenta anos que aquilo ali está e não se consegue uma solução, seja ela qual for???!!!

Haja pachorra e mais respeito por aqueles que, sendo munícipes com direitos e deveres, pagam os seus impostos e utilizam aquela rua naquelas condições!!!

Se os "mamarrachos" levarem tanto tempo a resolver quanto estes 50 metros de rua têm para serem acabados, nem daqui a duas ou três gerações aquele local fica em condições de boa habitabilidade!!!

Enfim, aqui ficam as fotos para que, quem de direito, possa olhar para elas e ter alguns remorsos daquela situação e dentro das suas competências termine uma obra que já deveria estar terminada há muito!!


A rua vem da Lino da Assunção até este largo.



Final do troço alcatroado e início do troço de terra batida.



Início do troço de terra batida.



Parte do troço de terra batida.



Final do troço de terra batida o continuação da rua alcatroada.





Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Só o "Guiness" é merecedor de tal diatribe.
Sou navegante da 'zona histórica' e, por conseguinte, escapam-me uma montanha de outras anormalidades.
É, de facto, uma aberração 'do tamanho do mundo' como diria com toda a propriedade, Vinicius de Morais, O POETA brasileiro.
Teremos que conseguir meios seguros (quero eu dizer, com toda a certeza) de fazer chegar estes apontamentos a quem decide.
Penso que assembleias de Junta caem em 'saco roto'.
Muito embora algumas das coisas que por aqui fomos apontando, vão aparecendo resolvidas, umas bem outras mal. Coincidência, seguramente.
Em todo a caso, se necessário, alinho numa 'manif' em frente à Junta para 'emocionar' o seu Presidente.