28 de dezembro de 2009

MONOGRAFIA DE PAÇO DE ARCOS (Apontamentos) 07

___________________________


FIGURAS ILUSTRES NASCIDAS
NA VILA DE PAÇO DE ARCOS


Paço de Arcos teve e tem alguns filhos ilustres.


CONDE DE PAÇO DE ARCOS

Nasceu nesta localidade em 14 de Dezembro de 1834, tendo aqui aprendido as primeiras letras. Oficial distinto da nossa Marinha de Guerra, desempenhou o lugar de Governador de Macau. Mais tarde foi nomeado Governador Civil de Lisboa. Foi deputado e par do reino. Em 1891, nomeado nosso Ministro Plenipotenciário no Brasil, ali teve recepção brilhante pela colónia portuguesa.



PEDRO CORREIA DA SILVA ( Irmão do Conde de Paço de Arcos)

Nasceu, também, nesta povoação. Foi um jornalista distinto, fundador de vários jornais, devendo-lhe como editor a publicidade de várias e importantes obras.



CONDE DE S. JANUÁRIO

Foi outro varão ilustre que nasceu em Paço de Arcos, no dia 31 de Março de 1829. Militar distinto, foi, como seu primo, o Conde de Paço de Arcos, Governador de Macau e Timor. Alistou-se no partido progressista e exerceu as funções de Governador Civil do Porto e Braga. Também sobraçou, em épocas diferentes, por mais de uma vez, as pastas da Marinha e da Guerra. Foi nomeado nosso Ministro Plenipotenciário na China.



CARLOS BONVALOT

Pintor ilustre e aluno laureado das Academias de Belas Artes, de Lisboa e de Paris. Em muitos museus do País há belos trabalhos, que revelam o seu verdadeiro génio artístico. Morreu novo, quando ainda havia muito a esperar da sua vocação para a arte que abraçara. É obra sua a pintura dos quadros que ornamentam o tecto da igreja de Santo António do Estoril.



CARLOS VIEIRA RAMOS

Comissário dos Serviços de Emigração e autor de vários livros sobre essa especialidade. Nos fins da sua vida dedicou-se, com todo o entusiasmo, à reorganização e comando da benemérita Corporação dos Bombeiros Portugueses, que representou em vários congressos, não só no nosso País, como no estrangeiro.





Texto de M.P. Videira em, "Monografia de Paço de Arcos (Apontamentos), 1947.




Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


Sem comentários: