30 de dezembro de 2009

VIVA 2010!


O ano de 2009 está a terminar e não queríamos que isso acontecesse sem fazermos aqui um breve balanço do que foi o blog d'OS BARDINOS durante este ano.

Julgamos, em primeiro lugar, que atingimos em pleno, aquilo a que nos propusemos quando pensámos em utilizar o blog como meio de intervenção na vida social, cultural e não só, da nossa comunidade.

O blog esteve "hibernado" um pouco durante alguns meses, mas a partir do mês de Julho arrancou em definitivo para realizar os projecto que tínhamos em mente.

E assim sendo, e com a possibilidade a partir do início do mês de Agosto, de poder monitorizar o número de visitas que por aqui apareciam, podemos constatar, com alguma satisfação até do dever cumprido, que no final do ano e durante cinco meses tivemos praticamente 7.000 visitas, o que nos dá uma média de 1.400 visitas mensais, ou seja, quase 50 visitas diárias. Para um blog com, praticamente, nenhuma publicidade, pode-se considerar muito bom.

Fizemos intervenções a nível do funcionamento de algumas instituições e equipamentos da nossa vila, chamando a atenção para situações que considerávamos anómalas e também congratulando-nos, quando foi caso disso, com iniciativas que fazem, de algum modo, progredir Paço de Arcos.

Tivemos também o cuidado de ter aqui uma vertente cultural, dando a conhecer não só a história da nossa vila, como também as histórias e as estórias de quantos por aqui passaram e por cá ainda andam, felizmente.



Demos também a conhecer algumas actividades do nosso grupo. Poucas é verdade, e limitadas praticamente às nossas reuniões em Assembleia Geral, nome pomposo que a bardinagem dá ao seu jantar mensal de confraternização. Queremos, e estamos convictos que isso irá acontecer mais cedo ou mais tarde, que outras actividades partam da iniciativa do nosso grupo, pois "isto" ainda está no início e há muita coisa a fazer e os tempos que aí vêm terão de ser aproveitados em novas realizações dentro do grupo.

Apenas um lamento, já repetido mais de uma vez, mas que queremos deixar aqui novamente expresso: é pena que dentro do grupo da bardinagem não haja mais participação aqui neste privilegiado meio de comunicação que é o blog. Temos participantes do grupo com valor e conhecimentos mais que suficientes para colaborarem com mais assiduidade no blog, para este não se restringir a uma colaboração quase monocórdica de um ou dois elementos do grupo.

Esperamos que o próximo ano traga a essa bardinagem a vontade e a disponibilidade para colaborarem aqui no blog, para que a nossa intervenção, a todos os níveis, seja ainda mais marcada que aquela que acontece por agora, que, temos a noção disso mesmo, ainda é muito ténue.

Acima de tudo e de todos está o interesse da nossa terra, Paço de Arcos, "A Vila Mais Charmosa de Portugal", e é por ela que nos bateremos com todas as nossas forças, para que este vila seja, cada vez mais, um lugar onde "é um privilégio morar"!!

A todos aqueles que por aqui passaram, com maior ou menor assiduidade, a todos os que por aqui vierem a passar e a nos ler, enfim, a todos UM FELIZ ANO DE 2010!







Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Sublinho por completo o 'resumé' do meu amigo e companheiro Vitor Martinez, verdadeira alma deste Blog.

Exactamente por essa razão, partilho a sua dor (ressalvo a expressão) de vermos uma percentagem muito reduzida do numero e, sobretudo, das competências deste Grupo, a darem a verdadeira dimensão (assim reduzida) da sua capacidade.

Não resisto a fazer aqui uma adenda, que para além de ser importante para nós, talvez possa motivar alguns dos visitantes, em particular e por óbvias razões, os Bardinos. Tive conhecimento que o actual Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, tambèm é visitante assíduo deste Blog.

Terá mesmo tomado nota de algumas das 'reclamações' que por aqui vão passando. Só lhe fica bem. Consequências? O tempo om dirá, nós estaremos atentos.

Por outro lado, como ele próprio se confessa a alguns dos 'fregueses', tendo parco conhecimento da Vila e das suas "coisas", muito poderá aprender conosco. Será o que faz.

Por isso mesmo, bem haja; que tenho um excelente 2010.