25 de fevereiro de 2010

ISTO É PAÇO DE ARCOS!!!

Para meditar.. II


Em 29 de Novembro passado, publicou o meu amigo Vítor Martinez aqui neste Blog um artigo manifestando a sua estranheza, ou antes indignação, porque no boletim municipal “Oeiras Actual” referente a Outubro/Novembro, em 60 páginas, apenas havia um artiguelho de 10 linhas dedicado a Paço de Arcos (à sua Igreja).

Eu aproveitei para adensar as críticas, porquanto do total das verbas atribuídas às Juntas de Freguesia do Concelho, Paço de Arcos tinha ‘empochado’ nada mais nada menos que 0,04% do total. Um luxo.

Mais dizia, acreditando na dita publicação, que esses ‘tostões’ eram atribuídos à Fábrica da Igreja de Paço de Arcos (?), (ignorância de macaco).

Hoje pude percorrer a publicação seguinte, Dezembro/Janeiro, e constatei que houve uma séria progressão. Desta feita averbámos 0,22% da verba atribuída às Juntas de Freguesia, sendo 84% desta generosa contribuição para a Igreja (outra vez?) e os restantes 16% para os Bombeiros.

Somos uns sortudos. Não temos que nos queixar porque para além dos inúmeros edifícios em ruína no Centro Histórico, da ausência de decisão relativamente a um sem número de situações largamente denunciadas, da execução lenta em que têm estado a mergulhar o outrora garboso jardim da Avenida Marquês de Pombal, sem a esplanada que foi ex-libris, sem parque infantil, sem lago com patos, etc., etc., da ausência de solução prolongada (íssima) para o estacionamento dedicado aos visitantes da praia, da grave indefinição sobre edifícios devolutos há muitos anos, em locais de eleição, tudo vai bem (pelo menos alguns assim pensam, aparentemente).

Quando penso nestas coisas e não consigo chegar a nenhuma conclusão, só me resta a teoria da conspiração. Não vejo, nem com a imaginação mais delirante, uma explicação sequer ao nível do Pinóquio ou do Astérix.

Esses têm a vantagem de nos fazerem rir.

Para não ficarem tristes, aqui vai um cheirinho (muito pequenino).


O Jardim e as suas três donzelas adormecidas.



Assim??????



O eventual, hipotético, futuro parque de
estacionamento para a praia.


Querias!



A magnífica ‘des’circulação. Palavras para quê?



Todo o Paçoarquense conhece bem esta loja.


Apenas um exemplo do estado crítico de degradação da quase totalidade dos edifícios do Centro Histórico de Paço de Arcos.

Reparem na ‘cratera’ que despeja litros de água diariamente.



A rua sem fim. ‘Jamais’ como diria um certo político.



A cereja no topo do bolo.

O mictório e cagatório, que nunca o foi, nem a 10 cêntimos.





Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.


1 comentário:

Pedro Fernandes disse...

Paço de Arcos é uma das freguesias mais desprezadas de Oeiras, é notório. O Centro Histórico está muitíssimo mal tratado, já para não falar na porcaria de urbanismo que se vê ali na zona do Bairro do Bugio.Temos também aqueles prédios monstruosos construídos em cima da ribeira que, juntamente com a Tapada do Mocho, ajudam a dar um ar de "Rinchoa" à nossa vila. A juntar a isto, aínda temos de gramar com um Jota Pimenta degradado e feio, com os seus prédios decadentes e as suas ruas porcas. É uma tristeza!!
Espero que o Dr. Nuno campilho saiba dar a volta a isto...