24 de fevereiro de 2010

PINGUE-PONGUE II

TÉNIS DE MESA no CDPA

O Ténis de Mesa foi modalidade praticada no clube desde muito antes da fusão. O P.A.S.C., o D.A.P.A. e o P.A.H.C. praticaram-no nas suas sedes, organizando torneios inter-sócios e efectuando alguns encontros de carácter particular.

Já o C. D. P. A. contornara os píncaros da glória, quando a aliciante área desportiva se assumiu em condições desejadas para se proteger a nível oficial.

Em 1952 fundou-se a secção de ténis de mesa do C.D.P.A. formada por Armando Maia, Ernesto Tavares e Victoriano Pranchas Marques.

Durante muitos anos o Paço de Arcos deu brado e foi um dos clubes mais participativo. Além de títulos regionais e nacionais, o clube teve valiosas intervenções no estrangeiro, quer no sector masculino, quer no sector feminino, categoria em que as tenistas paço-arcuenses chegaram a ser "senhoras e donas" da modalidade.

Depois, devido à cobiça externa e ao êxodo de alguns atletas, para além do "envelhecimento" de outros, o ténis de mesa esmoreceu e as aderências foram escasseando.

O torneio "25 de Abril", criado pelo C.D.P.A. a nível nacional, em 1975, foi um dos mais cotados torneios.

A direcção suspendeu a actividade do ténis de mesa em 1989, devido a não haver a representatividade conveniente.


TÍTULOS DE SENIORES MASCULINOS

1952/1958/1961 e 1962 - Torneio da Costa do Sol; 1953 - Campeão de Lisboa (2.a categoria); 1954 — Campeão de Lisboa (1.a e 2.a categoria da promoção); 1956 — Campeão de Lisboa da 2.a Divisão (2.a categoria); 1957 — Campeão de Lisboa da 2.a Divisão (4a categoria); 1959 — Campeão Nacional da 2a Divisão; 1967 — Campeão Nacional da 3a Divisão; Campeão de Lisboa da 2.a Divisão (2.a Categoria); 1968 - Campeão Nacional da 3.a Divisão; 1969 Campeão de Lisboa da 2.a Divisão (1.a, 2.a e3.a categorias); Campeão Nacional da 2.a Divisão; 1970 — Campeão Nacional da 2.a Divisão; 1972 — Campeão de Lisboa da 2.a Divisão (2.a categoria); 1976 — Subida à 1.a Divisão Regional; 1977 — Vencedor do Torneio do Funchal (Ilha da Madeira).


TÍTULOS DE SENIORES FEMININOS

1968 — Campeão de Lisboa (1.a categoria); 1969— Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal, Campeão de Lisboa; 1970 — Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal; 1971 — Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal.


TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES EUROPEUS (SENHORAS)

Em 1969, um clube português participa, pela primeira vez, numa prova internacional. O C.D.P.A. defrontou a equipa francesa LA PALETTE-RACING WHITE.

Embora eliminada a equipa teve bom comportamento. Alinharam: Anabela Marques, Elena Settimelli e Octávia do Vale.

Em 1970, nova presença do Clube, desta vez contra a equipa francesa DESPORTIVO DE NANCY.

E, tal como antes, também desta feita foi eliminada.

O Paço de Arcos apresentou: Madalena Gentil e Octávia do Vale.


NOTAS SOLTAS

1971 — A equipa feminina, constituída por Octávia do Vale e Madalena Barreto, deslocou-se à Alemanha, acompanhada do dirigente Dâmaso Messias.
1975 — Neves Reis foi Campeão Sénior Nacional.
1982 — Odete Cardoso conquistou o Campeonato Nacional Individual Feminino, e, conjuntamente, com Olga Meneses, o Campeonato Nacional de Pares Femininos.


VETERANOS

1969/1970 - Vencedor da "Taça Fundação"
1975 — Campeonato de Lisboa (individual) — 1.° Eleutério Silva; Campeonato de Lisboa (pares) — 1.° Eleutério Silva/Rosendo Frade.


1989 — Armando Maia... sempre ele!


Esta equipa de Ténis de Mesa — Vitoriano Marques, Xavier de Sousa,
Arnaldo Santos, Garcia de Almeida e Ernesto Tavares — ganhou
brilhantemente para o nosso Clube o Campeonato Nacional
da II Divisão, 1956.



1969 - CAMPEÃS DE PORTUGAL

Elena Settimelli, Anabela Marques e Octávia do Vale.



CAMPEÕES REGIONAIS DE TÉNIS DE MESA

1954 (Promoção)

Arnaldo Santos, Vitoriano Marques e Garcia de Almeida,
campeões em primeiras categorias.



Ernesto, Asdrúbal Lourenço e Fernando Natividade,
campeões em segundas categorias.



E ainda outra equipa campeã de 1.ªs categorias.



CARLOS NEVES

Embora a valiosa actividade de CARLOS NEVES no C.D.P.A. se tenha dispersado por várias áreas, tais como Ginástica e Andebol, foi, sem dúvida, o Ténis de Mesa a sua grande paixão.

Nesta modalidade, tem sido um dos grandes dinamizadores e impulsionadores, quer como seccionista, como organizador ou como técnico.

Como jogador, atingiu craveira de nível nacional. Iniciou-se na categoria de seniores em 1964. Fez parte de algumas equipas campeãs regionais e nacionais.

Juntamente com Anabela Marques formou um par misto de fama em Portugal.

CARLOS NEVES foi delegado Técnico Nacional de Ténis de Mesa como justo reconhecimento do seu real valor.

Treinador de alguns clubes, sempre com boa nota positiva, a sua acção tem dado nas vistas nos êxitos alcançados pela equipa feminina do Casa Pia A.C.



JOSÉ MARGALHO DE SOUSA MATOS

Velha glória do Ténis de Mesa do C.D.P.A., com valioso palmarés: — 2 vezes Campeão Nacional da 2.a Divisão, várias vezes Campeão Regional da 1.a Divisão; Campeão de Lisboa, em Reservas; Taça Imprensa e três anos consecutivos Vice-Campeão Nacional de Veteranos (1981/82/83). Juntamente com Carlos Neves, Diamantino Madeira, Fernando Gomes e Neves Reis, fez parte da equipa que subiu à 1.a Divisão.

Possui a Medalha de Prata de Dedicação do Clube concedida em 1981, pela sua relevante dedicação e o seu amor ao Clube na prática e orientação do Ténis de Mesa em mais de uma dezena de anos ininterruptamente.







Texto e fotos adaptados do livro"História do Clube Desportivo de Paço de Arcos", de José Coelho.




Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Magnífico. è exactamente o tipo de coisas de que precisamos, para 'cantar' a nossa genta e as nossas coisas, mas repito a tua indignação:

- de que é que estes caramelos estão á espera para soltarem as memórias?