29 de julho de 2010

A MONTANHA PARIU UM RATO


Espaço de lazer
Avançam obras
na plataforma das Fontainhas

Na plataforma das Fontainhas, em Paço de Arcos, prosseguem os trabalhos de requalificação que visam a recuperação paisagística de uma área de mais de 30 mil metros quadrados. Investimento municipal ascende aos 220 mil euros.

A obra em curso assenta na construção de um solário verde – mediante a criação de um prado regado ondulado –, de percursos pedonais complementares ao passeio marítimo e de zonas de lazer informal, sempre em harmonia com o espaço envolvente.

O conceito subjacente à intervenção tem como linhas mestras a preocupação com a segurança dos utentes, o conforto e o aumento do leque de funções/actividades que o local pode potenciar. Deste modo, o projecto prevê a criação de um canal de circulação pedonal (circuito principal e circuitos secundários), um ponto de estadia informal, um solário verde sobranceiro à praia de Paço de Arcos, um terreiro em tout-venant para diversos usos e, ainda, um miradouro.



Artigo publicado in "OEIRAS ACTUAL" - Maio 2010

_________________


Comentário:

Já foi (para ser) um hotel de referência, do tipo das Caraíbas, com piscinas, palmeiras e tudo; já foi (seria) uma piscina do tipo da Piscina Atlântica; já foi (seria) uma enormidade de coisas e coisa nenhuma.

Agora vai ser uma PLATAFORMA [Paço de Arcos vai ter uma plataforma, ehh!!!!], com um SOLÁRIO VERDE [que incluí um PRADO REGADO ONDULADO, ehh!!!], de PERCURSOS PEDONAIS COMPLEMENTARES e ZONAS DE LAZER INFORMAL e acima de tudo um "TOUT-VENANT", o que nos satisfaz imenso, pois além de não sabermos o que será um "Tout-Venant", (pobre ignorância nossa, simples paçoarquenses e não distintos oeirenses!!!!), fica sempre bem dizermos a quem nos visita que Paço de Arcos tem um "Tout-Venant"!!!

Espremendo o limão (bem amargo, por sinal!): a montanha, na realidade, pariu um rato, pois aquele local, além de passar mais um ano em que não serviu como devia o estacionamento da nossa praia, vai, com quase toda a certeza, tornar-se um relvado muito bonito no dia da inauguração (onde não faltará a respectiva placa alusiva ao acontecimento, claro!) e dali a uns tempos estará de novo transformado em mais um matagal, como nos dias de hoje, sem qualquer serventia!!!

Mas como diz o outro: manda quem pode, obedece quem deve!!!

Nós estaremos por cá estaremos atentos, para ver como vai ser!!!





Colaboração do Bardinpo Vitor Martinez.


1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade: tanto projecto, tanto projecto, e o que se vê é uma zona das fontaínhas completamente ao abandono. Uma localização ímpar, uma vista única ... onde se vão gastar 230 mil euros para que passados 2/3 meses o matagal seja uma realidade. A zona envolvente, essa, é terceiro-mundista: carros estacionados em cima dos passeios e da divisória da estrada - com os "toques" a serem uma inevitabilidade -, e uma calçada toda esventrada, com a estrada pejada de pedras. Paço de Arcos merece melhor. Muito melhor. Começa a dar pena o abandono a que esta terra tem sido votada e o estado de degradação em que a vila se encontra, com edifícios a cair aos bocados, passadeiras e tracejados que mal se vêm (custa assim tanto repintá-los?), graffitis por tudo quanto é sítio e comércio quase moribundo. Ele é Centros Cultural José de Castro, é pedonalização de ruas, é piscinas oceãnicas, é parque de estacionamento junto aos bombeiros, é estação de camionagem na zona norte da estação, é hotel de charme no palácio dos arcos, é uma marina. Mas, vistas bem as coisas, NADA! A única coisa para já são as fachadas em meia dúzia de edifícios no centro histórico a anunciar a sua reabilitação. Mas não passa disso mesmo: de fachadas. Porque obra desenvolvida pela CMO: ZERO. Os poucos edifícios que ainda vão sendo reabilitados e repintados são de responsabilidade privada. Em suma: tanto, tanto por fazer e tanta, tanta inacção. Tanta, tanta promessa e tanta, tanta omissão.
Que a voz não lhes doa Amigos e continuem aqui a denunciar o estado crescente de degradação e de falta de investimento público que têm marcado a vila de Paço de Arcos nos últimos anos.