4 de dezembro de 2010

JANTAR MENSAL


A reunião anual de homenagem natalícia às senhoras, como é tradicional no grupo da bardinagem, teve lugar no Restaurante "A Caçoila", no passado dia 27 de Novembro.

Lamentavelmente temos a registar duas ausências de vulto. A primeira , por razões de ‘casting’ calendárico, a do casal Carlos Neves; a segunda, por razões de doença súbita (não grave) e de louvável companheirismo, do casal Carlos André. Em oposição, é de saudar o estoicismo da ‘Madame’ Castro, de sua graça Ida Teresa Macara, que apesar de francamente debilitada, por razões de séria doença recente, não deixou de marcar boa presença. “Saravá”, companheira.

As festividades correram magnificamente. O repasto foi convenientemente extensivo e os inúmeros petiscos fizeram as delícias do grupo alargado. De tal modo a euforia e o desatino andaram de mãos dadas, que mais parecia uma confraternização carnavalesca, no bom sentido.






A excitação foi de tal intensidade que só uma mui vigorosa (já a atirar para o ‘chateado’) e razoável chamada de atenção do Bardino (‘bué da’ responsável) “Nicha” da Silva, permitiu cumprir a tradição da ‘saúde’ inicial, que funciona como ‘grito’ do grupo.




As senhoras ficaram (ao que pareceu) deliciadas com as prendinhas.




O Bardino Helder, na sua dupla condição de aniversariante e de recém-reformado, foi contemplado com um ’besidróglio’ de índole francamente marinha, em atenção à sua ex-especialidade profissional, e ficou igualmente encantado.



O Bardino (e quase superável coadjutor) Fernando Reigosa, igualmente aniversariante, foi presenteado com uma garrafa (também quase insuperável) da melhor ‘aguardente Irlandesa’ vulgo whisky, (ou whiskey, como quiserem) denominada, vejam só, ‘BUSHMILLS MALTE’ 10 anos, rótulo preto.


E não é que, mesmo contra a opinião dos mais avisados, teve a distinta ‘lata’ de abrir a garrafa ali mesmo e reparti-la com a restante Bardinagem!! E esta, hem???


Apesar da agitação, como se pode perceber do relato, e a destempo por se estar em reunião de carácter informal, ainda foi possível acordar a integração de pleno do Bardino Alexandre Baiona, conforme argumentação aduzida pelo próprio e completamente reconhecida pelos restantes, designadamente o Insuperável Mandante e seu braço direito, o Quase Superável Coadjutor, de que, apesar da lonjura (mora em Viseu), tem marcado presença assídua, até em vantagem com outros.




Aflorada, que não em plenário, necessariamente, foi a questão da sucessão, que vai ter que ser seriamente discutida na próxima reunião, em Janeiro de 2011, porquanto estaria previamente indicado o Bardino Vitor Pestana, para assumir a cargo de Mandante, desde que apoiado pelos Bardinos José Nortadas e Rafael Ferreira. A questão não estará pacífica, pelo que haverá que reavaliar as premissas em equação.




Em virtude da intensidade com que tudo decorreu, a sessão não se pode dizer que tenha terminado, antes que foi terminando pelo tempo fora, agora nos passeios fronteiros ao restaurante, até altas horas da noite para queixume de quem precisava de se levantar cedo no dia seguinte, mas sempre com boa disposição e um ou outro discurso mais responsável (como quem diz sério).








Colaboração dos Bardinos Fernando Reigosa e Vitor Martinez.


2 comentários:

Anónimo disse...

O meu mais profundo lamento pela impossibilidade de poder estar presente com a D. Lurde em mais uma confraternização da Bardinagem expandida às respectivas esposas. Um problema de saúde da nossa filha, Rita, felizmente não grave (hoje) mas que nos deixa sempre apreensivos e preocupados dados os antecedentes mais problemáticos e muito traumatizantes!
Por isso, a minha primeira ideia é dedicada às nossas (de nós TODOS, mas individualmente)excelsas esposas. Pela TOLERÂNCIA e MUITA PACIÊNCIA que têm para nos ... ATURAR!!!
Logo, de imediato, um MUITO FORTE ABRAÇO ao NOSSO COMANDANTE, RECEM REFORMADO, HÉLDER MARTINS. AMIGOS, EU venho a ... seguir ao Carlos Neves, no que toca a REFORMA!!!!
Finalmente, o meu ORGULHO em TER esta RAPAZIADA e ESPOSAS como AMIGOS.
OBRIGADO,
CARLOS ANDRÉ

Fatima disse...

A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de saúde, paz e amor.