7 de fevereiro de 2011

OS "21"


A propósito da Gala do Eusébio nos seus 69 anos, estava este bardino distraído da vida, a ver a RTP1 (à falta de coisa melhor) congeminando que a que essa hora, adepto do F.C.P. que olhasse o ‘écran’ poderia ter um ataque (pelo menos de nervos) - isto com base no inerente e inexplicável anti-benfiquismo - tal o fervor benfiquista (nacional e universal) da festa.

A sua Flora e o enésimo galardão.

Convenhamos que Eusébio é um símbolo da Nação nos tempos correntes, apenas ameaçado por uma tal de Amália Rodrigues.

O duo português mais reconhecido por todo o mundo.

É o que nos diz a ‘visibilidade’ universal. Justo? Injusto? É uma evidência, não obstante um certo sentimento de desconforto. Há outra gente!

Ele é Pelé, ele é Platini, e tantos outros.

A dança das câmeras parou em determinada ocasião, depois repetida ao longo da noite, numa cara que nos é muito querida, já aqui ‘cantada’ algumas vezes: a “nossa” Ministra Helena André.

Admirei-me, mas um meu comentário foi prontamente rebatido:

- "Os 21 sempre foram benfiquistas".

A ’nossa’ ministra mais o seu querido Zé.

Tinha ouvido, mas estava distarído, “blasè” mesmo.

Foi agradável vê-la na plateia, bem sentada e divertida ao lado do seu Zé ‘Sportinguista ‘ Domingos.

Será curial referir aqui, que Eusébio é uma espacial devoção da família André (disse-me um passarinho).

A Lena nasceu (1960) com o despontar do fenómeno neste país. Assim sendo, numa envoltura benfiquista, onde outros adeptos ‘curtiam’ os feitos (1966), só poderia sair uma espécie de devoção, onde se inclui (diz-me o mesmo passarinho) o seu Zé Domingos.

BarCÚ À VELA – “Antro” de discussões futebolisticamente ‘filosóficas’, entre outras, em companhias ilustres: Jesus Correia, Bernardo Antunes, Rui Pinhão, Eusébio, Peres, Artur Santos, Vitor Paneira, Kulkov, Yuran, … e tantos outros que por lá passaram.


Só podia dar Benfica.



A razão desta ‘assiduidade’ tem a ver com o facto da nossa ‘Ministra’ ser fã da Vela. Das Regatas. Da organização de provas, do Secretariado de Regatas, … aqui, claramente segue as pisadas do pai, que foi um entusiasta e velejador numa classe que praticamente nasceu em Paço de Arcos, os BORJAS.

A notável família André deve o epíteto ao “original” 21, Alfredo André (bisavô paterno do Carlos “Bardino” e da Lena “Ministra”) "número de ordem" que lhe terá sido atribuído no Quartel Militar de Paço de Arcos, onde “assentou praça”. Terá "emigrado" de Pombal com a sua “Jaquina 21” (conhecida pelo seu ‘feitio’) mais a descendência.

A partir daqui foi uma enorme sucessão de 21’s, qual deles o mais produtivo para o engrandecimento de Paço de Arcos.



Merece especial destaque o ‘Avô’ Leopoldo Alfredo que foi fundador do C.D.P.A., e que de parceria com a sua cara-metade, Palmira Assunção do Carmo (‘Eusebista’ militante), adquiriu o prédio nº 23 (ao lado do 21, e hoje 25) da Rua Costa Pinto (então Rua Direita).

Por lá andaram os tios/avôs (e tias /avós) Carlos André (“O Cometa”, Padrinho de baptizado do Carlos “Bardino”), António André (fez parte da equipa que venceu a Taça de Ouro do CDPA), Raul André, Artur André, Rosa André Lopes, Fernanda André Lobo (mãe do saudoso Carlos Adi, amigo de rara linhagem companheira), e, "last but not least", a mãe Antónia, última das resistentes, na companhia da sobrinha, ’São’.

Lá nasceram e se fizeram gente, o pai Fernando de Assunção André e tios Artur André, Raul André, a Tia Joaquina, o Carlos e a Lena.

Paçoarquenses "dos quatro costados" sempre em actividade pelo próximo.


Porém, compete-me clarificar, neste momento, e em prol da verdade desportiva, que o Benfiquismo não era uma questão fechada, posto que o tio Raul André era Belenense (honra lhe seja feita), e a Tia Joaquina era pró-Sporting.

Dos ainda em ‘funções‘ a mãe Antónia, sempre muito activa e querida nos seus contributos desinteressados, quer nos Bombeiros (AHBVPA), quer na Assembleia da Junta de Freguesia.

Estranhamente, proposta este ano para ser agraciada pela Junta, o seu nome terá sido preterido. Mistérios insondáveis de mentes tacanhas (opinião minha).


No Euro 2004.

O filho, Carlos, companheiro Bardino, desde sempre desenvolveu intensa actividade social e política – Assembleia Municipal de Oeiras, Associação Popular de Paço de Arcos (sucedendo na Presidência ao grande mentor, Coronel Pereira Junior, Pai do saudoso ‘primogénito’ Bardino João Barosa Pereira, e tendo inaugurado o Infantário Popular de Paço de Arcos) , Presidente da Associação de Pais da Escola Dionísio Matias, Clube Desportivo de Paço de Arcos, Assembleia da Freguesia e actualmente Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.

Pompa e circunstância, como bem merece.

A filha Helena, sindicalista de grande envergadura, Secretária Geral da Confederação Europeia de Sindicatos, como é sabido actual Ministra do Trabalho, tem desempenhado o seu cargo com excepcional competência.

O actual Governo enfrenta talvez a pior crise das últimas décadas, com consequências terríveis para os trabalhadores e nefastas, naturalmente, também para algum patronato.

Ainda assim, nunca será demais repetir que a ‘nossa’ Ministra tem mantido, organizações patronais e de trabalhadores produtivas e com um mínimo de perturbação para o País.

Pensarão talvez diferente, mas este Bardino acha este desempenho simplesmente notável.



SARAVÁ Andréses - ou 21’s (conforme os apetites)




Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.


1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Bardino Fernando Reigosa e remanescente Bardinagem Amiga,
extensivel aos Paçodarcenses e Portugueses:

Mais uma vez, tenho de realizar as "despesas da casa", vulgo falar da Família e ... até de, ... mim! Falar de SENTIMENTOS Familiares!

Gratificante, ... muito gratificante, sem qualquer dúvida, aquilo que deixas escrito neste "post" a propósito de uma JUSTISSIMA HOMENAGEM ao "KING" EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA.

A imensa felicidade de ouvir cantar os seus GOOOLLLOOOSSS...! Via Rádio ou TV.
A minha satisfação e também imensa surpresa por "ter" de vir comentar um Tema Familiar "OS 21`s de Paço de Arcos" a propósito do ...SENHOR COMENDADOR e DESPORTISTA de ELEIÇÃO. O "NOSSO" EUSÉBIO.

Trago aqui e agora um dito, com TODA a propriedade do NOSSO SAUDOSO AMIGO e AMIGO do EUSÉBIO, ANTÓNIO de JESUS CORREIA:
-- "Não sabem quem EU sou? Vão ler a HISTÓRIA DE PORTUGAL" (sic)!.

Sobre os "21`s", provavelmente, também conseguiriamos assinalar umas "entradas" na História Local.
-- A História de Paço de Arcos.
Já estamos na quarta geração! Promete-se mais. A continuidade da Família.

Para não ser cansativo, digo-vos que o que está feito ... feito está! Os André`s (21`s), têm sido colaborativos, participativos e responsáveis, desde há muitos anos a esta data, pela colaboração em diversas ocasiões (umas boas e outras, menos favoráveis) e em diversificadas áreas.
Umas vezes, com mais sucesso, outras com mais dificuldades.

A NOSSA MINISTRA LENA, vai fazendo o que é possível. Sem perder o RUMO de uma visão HUMANISTA, JUSTA e SOLIDÁRIA da NOSSA SOCIEDADE, do NOSSO PAÍS e ... dos TEMPOS RECENTES. Com RIGOR! Com CONHECIMENTO da CAUSA.

Nunca, nos damos por derrotados nem arrependidos das decisões que tomamos. MESMO TENDO PERMANENTES DÚVIDAS!!! Quando decidimos, ... é PARA VALER. Seja na prática do DESPORTO, na Liderança das INSTITUIÇÕES ou no GOVERNO da NAÇÃO PORTUGUESA.

Nunca os ELOGIOS ou MEDALHAS estiveram no horizonte / miragem dos André`s (21`s).
Antes,... preferimos perseguir os SONHOS e OBJECTIVOS que conduzem aos SUCESSOS COLECTIVOS dos nossos Vizinhos e Concidadãos.

Sempre disponíveis para PROJECTOS COLECTIVOS, AMBICIOSOS e DELICADOS.

Com um Abraço de Amizade e o profundo Agradecimento,
do Carlos André (dos 21`s)