3 de junho de 2011

PAÇO DE ARCOS SOCIAL

Paço de Arcos Social

No passado fim-de-semana a Junta de Freguesia organizou a 4ª Feira Social de Paço de Arcos, com os meritórios apoios habituais.

Iniciativa que merece o apreço e a gratidão desta população, que correspondeu massiva e animadamente.

A criançada andava exultante, e os adultos curiosos e interessados à volta dos mais diversos expositores/participantes. Foi muito bem conseguido, e os organizadores estão de parabéns.

Um pouco como opinamos, a ‘visibilidade’ da agitação, ‘chamou’ um sem número de passantes que se foram quedando, e contribuindo. É fundamental dar vida ao Jardim Marquês de Pombal, por todos as razões, onde avulta “dar mais Paço de Arcos ao mundo”. E esta, hem?

Registe-se que a Organização esteve em bom nível prestigiando-se, e agradando aos ‘fregueses’ que aqui vamos defendendo, como nos compete.

Obrigado Junta de Freguesia de Paço de Arcos.

Vem, assim, a propósito referir que esta mesma Junta (e muito bem) inaugurou no dia 30 de Abril a Loja Social do Alto da Loba, com o objectivo de apoiar os moradores com dificuldade, prestando todo os serviços da “sede”.

Uma vez mais parabéns J. F. P. A.

Não poderíamos terminar as loas às questões sociais e de solidariedade sem fazer uma referência, mais que merecida, à Ajuda de Mãe, e à sua mentora e grande impulsionadora, Madalena Teixeira Duarte,


a propósito da próxima abertura duma creche na antiga Escola do Arco, primeiro ‘investimento’ na área dos mais pequenos.

(JR Oeiras – Maio 2011)

Como é sabido, esta é uma Instituição sem fins lucrativos, que diversifica agora a sua actividade, com uma rede de amas e um Centro de Formação para Famílias, agregadas à Creche.

Para o efeito conta com algumas (indispensáveis) ajudas, Câmara Municipal de Oeiras, PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, além da indispensável solidariedade pública através de campanhas de recolha de donativos ou venda de artigos e produtos.


Algumas linhas mestras desta Instituição:
- colmatar as falhas do sistema público e privado nesta área;
- criação de uma larga vintena de postos de trabalho;
- melhor conciliação entre vida familiar e profissional;
- promover as competências sociais e parentais das famílias;
- promover o seu acompanhamento psico-social, diminuindo os factores de risco para os menores;
- proteger as mães que estão impedidas de acederem ao mercado de trabalho em igualdade de circunstâncias, por estarem sozinhas e enfrentarem horários de trabalho complicados.





Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.


Sem comentários: