18 de julho de 2011

JANTAR MENSAL

Jantar do Solstício

O Grupo Tertúlico “Os Bardinos” cumpriu no passado sábado o desiderato estatutário do solstício (vulgo Santos Populares), o qual manda que se organize um dos jantares anuais com as esposas, com visita a um “santuário” teatral/revisteiro – já nem o solstício é o que era.

Estiveram presentes a maioria dos casais com excepção dos Tormenta e Pestana, por alegações mais ou menos espúrias, o Hélder Martins por fortes razões familiares (está ressalvado); as esposas do Carlos Neves e do excelente Mandante Mário Almeida também não compareceram à chamada por afazeres inultrapassáveis. Em contrapartida o casal Baiona voltou a marcar a já habitual presença bem animada.

Durante o repasto, excelentemente servido no Solplay, o Bardino Nicha fez a habitual saudação, embora não fosse mandatório por não ser “reunião” formal. Também o Mandante que chegou atrasado por obrigações para/profissionais, aproveitou para fazer a entrega da prenda aniversariante ao Bardino Alexandre Baiona, que há dois meses não comparecia (mora ‘bué da’ longe).























O local/santuário foi o Auditório Municipal Lurdes Norberto, em Linda-a-Velha,


onde o casal Bardino António/Ida Teresa Castro tem desempenhado funções amadoras,


e a peça intitula-se “Uma Certa História do Fado”.


O que podemos dizer é que foi uma noite mágica (e de orgulho Nacional). O fado foi exemplarmente historiado, com competência e desempenhos, para os quais este mísero escriba não encontra palavras suficientemente adequadas para classificar.

Simplesmente extraordinário. Não citamos nomes, pois todos eles foram verdadeiramente excepcionais.


Recomendamos vivamente que o amigo visitante mova céu e terra para, havendo hipótese, assistir a este espectáculo; certamente nunca mais o esquecerão (como conselho, conversem com o casal Castro).

Os Bardinos jamais esquecerão, inclusivamente grande parte cantarolou durante todo o espectáculo com alma e empenhamento, até ‘fadistas’ insuspeitos que, surpreendentemente, se revelaram.

De tal sorte, como diria o poeta, que ficaram várias promessas no ar de recuperar esta noite em outros eventos, quiçá nas nossas áreas (recordemos que estavam presentes três Bardinos com altas responsabilidades no “comando” dos destinos da A.H.B.V.P.A.). A “ber bamos”.


Certo é que,provavelmente em Setembro, vamos ter desenvolvimentos na área fadista Bardínica, algo que já estava embrionário, mas que esta noite despoletou vivamente.

Bem hajam grupos Intervalo e1º Acto. Osculamos-vos reconhecidamente.




Coloboração dos Bardinos Fernando Reigosa (texto) e Vitor Martinez (fotos).

Sem comentários: